noticias151 Prefeitura abre XXII Semana do Meio Ambiente com palestra e debate sobre resiliência climática

13º
Dourados-MS Tempo nublado
PREFEITURA DE DOURADOS
Cidades

Prefeitura abre XXII Semana do Meio Ambiente com palestra e debate sobre resiliência climática

Evento reúne especialistas, representantes de instituições, estudantes e a comunidade em geral para debater estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas, preservação ambiental e construção de soluções coletivas para um futuro mais sustentável

Publicada em 03/06/2026 às 12:50h - 15 visualizações - ASSECOM


Prefeitura abre XXII Semana do Meio Ambiente com palestra e debate sobre resiliência climática
Solenidade de abertura contou com representantes Imam, do Departamento de Educação Ambiental e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, entre outras instituições. Divulgação/Assecom  (Foto: Divulgação/Assecom)



A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam), do Departamento de Educação Ambiental e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdam), realizou na manhã desta terça-feira (2), no auditório do Bloco I da Unigran, a solenidade de abertura da XXII Semana do Meio Ambiente, que neste ano traz como tema “Horizontes Seguros: Tecendo Resiliência Climática em Dourados”.

A programação de abertura contou com apresentação de metodologias para resiliência climática pelo WRI Brasil, seguida da palestra magna do professor doutor Luciano Duarte, com o tema “Território praticado: caminho para reagregar sociedade e natureza e superar a alienação”.

Com o tema “Horizontes Seguros: Tecendo Resiliência Climática em Dourados”, a XXII Semana do Meio Ambiente busca estimular a participação da sociedade na construção de estratégias que fortaleçam a capacidade da cidade de enfrentar os impactos das mudanças climáticas, promovendo desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

A iniciativa reúne poder público, instituições de ensino, especialistas, estudantes e representantes da sociedade civil em uma programação voltada à conscientização ambiental e à construção coletiva de soluções para os desafios urbanos e ambientais.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam), arquiteto Fábio Luís da Silva, destaca que a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para ampliar o debate sobre a preservação dos recursos naturais e reforçar o compromisso de Dourados com políticas públicas voltadas à sustentabilidade. “Precisamos pensar a cidade que temos hoje e, principalmente, a cidade que queremos deixar para nossos filhos e netos. Esse diálogo é fundamental para construirmos um futuro mais resiliente e equilibrado”, ressalta.

As atividades seguem nesta quarta-feira, dia 3, em dois momentos. Pela manhã, às 8h30, no Auditório da Câmara Municipal, será realizado um painel de debates institucionais, promovendo o diálogo entre órgãos públicos e entidades envolvidas com a pauta ambiental.

Já no período da tarde, a partir das 13h15, na Casa da Cultura da Uems, ocorre uma mesa de diálogo social, além de exposições temáticas sobre animais taxidermizados, cultura oceânica e rochas e minerais, proporcionando ao público uma experiência educativa e interativa.

Com o lema “Um território, muitas vozes, soluções coletivas”, a Semana do Meio Ambiente busca fortalecer a participação social e ampliar a conscientização sobre a importância da adaptação climática e da preservação dos recursos naturais, contribuindo para a construção de uma cidade mais resiliente e preparada para os desafios ambientais do presente e do futuro.

A participação é gratuita e aberta ao público interessado.

FONTE: PREFEITURA DE DOURADOS




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2026 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269