noticias775 Dourados participa do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia

Cidades

Dourados participa do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia

Secretário de Desenvolvimento ressalta importância do projeto e possibilidade de trazer recursos para o município

Publicada em 19/08/2023 às 09:34h - 27 visualizações

por Assecom


Compartilhe
Compartilhar a not�cia Dourados participa do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia  Compartilhar a not�cia Dourados participa do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia  Compartilhar a not�cia Dourados participa do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia

Link da Notícia:

Dourados participa do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia
Evento reuniu representantes de municípios do Paraná e da região sul do Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)  (Foto: )

O município de Dourados foi um dos convidados para participar, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), em Foz do Iguaçu (PR), do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia. O projeto da empresa de energia binacional engloba ações socioambientais, tais como Educação Ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão por Bacias Hidrográficas. Ainda se recuperando de uma cirurgia no joelho, o prefeito Alan Guedes foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti.

A cerimônia contou com representantes de todos os 399 municípios do Paraná e dos 35 municípios da região sul do Mato Grosso do Sul, entre eles Dourados. O programa conta com recursos financeiros da Itaipu distribuídos em quatro modalidades de ações: Saneamento Ambiental; Energias Renováveis; Manejo Integrado de Água e Solo; e Obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.

De acordo com Cleriston Recalcatti, o evento pode ser considerado histórico, não só para Dourados, como para toda região, com forte impacto nas questões socioambientais em toda a região. “Vamos poder levar projetos de sustentabilidade, sociais e de infraestrutura com recursos da Itaipu para o nosso município. Agora é trabalhar para viabilizarmos o nosso cadastro e colocar Dourados como um dos contemplados neste grande programa”, afirma o secretário. 

Cleriston Recalcatti trocou informações com o presidente da Itaipu, Enio Verri (Foto: Divulgação)

O programa está alinhado com a missão, visão e objetivos estratégicos da binacional. Especialmente, nos relacionados ao desenvolvimento territorial sustentável e da segurança hídrica, incluindo a pesquisa e a inovação em áreas de interesse como o turismo e as energias renováveis.

Agenda 2030 da ONU

Com o Itaipu Mais que Energia, a Itaipu oferece uma contribuição concreta à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõe a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, nos 434 municípios que integram essa área de abrangência, totalizando cerca de 11 milhões de pessoas e 200 mil km² de área. 

A Caixa Econômica Federal é parceira da Itaipu na iniciativa, e responde pela gestão operacional dos instrumentos de transferência dos convênios que são realizados com os municípios, o que abrange a avaliação da documentação técnica, o acompanhamento da execução das atividades e o pagamento a fornecedores, garantindo a correta aplicação dos recursos.

Arte: Itaipu

Fonte: Prefeitura de Dourados




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Captcha
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2024 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269