noticias872 Novo sistema de tecnologia da Prefeitura de Dourados gera economia ao município

Cidades

Novo sistema de tecnologia da Prefeitura de Dourados gera economia ao município

Serviços aos cidadãos serão mais eficientes e ecologicamente corretos com diminuição na utilização de papel

Publicada em 03/10/2023 às 16:01h - 21 visualizações

por Assecom


Compartilhe
Compartilhar a not�cia Novo sistema de tecnologia da Prefeitura de Dourados gera economia ao município  Compartilhar a not�cia Novo sistema de tecnologia da Prefeitura de Dourados gera economia ao município  Compartilhar a not�cia Novo sistema de tecnologia da Prefeitura de Dourados gera economia ao município

Link da Notícia:

Novo sistema de tecnologia da Prefeitura de Dourados gera economia ao município
Novos roteadores fornecem conexão de internet a velocidade de 4Gbps (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)  (Foto: )

O processo de modernização da Gestão e Tecnologia, implantado pela Prefeitura de Dourados e que está em andamento, é um dos pilares do programa Desenvolve Dourados. As mudanças não só vão garantir um atendimento melhor e mais eficiente à população, mas trazer economia aos cofres públicos e ser ecologicamente correto. 

Os novos servidores da Central de Dados já estão ativados, assim como o novo sistema de informação. Até dezembro, 137 prédios públicos, entre escolas municipais, unidades de saúde e prédios administrativos, estarão interligados por mais de 120 quilômetros de fibra óptica, com velocidade de tráfego de 1Gbps, 100 vezes mais do que a velocidade de troca de dados atual. 

O primeiro reflexo direto das mudanças será na economia e na eficiência na troca de informação entre os diversos setores. “Pautado pelo conceito de ‘menos burocracia e mais agilidade’, os processos tradicionalmente feitos a mão o novo sistema transforma em processos digitais. Essa modernização vai agilizar a comunicação entre servidores e departamentos”, afirma o secretário de Administração, Vander Matoso. 

Ele explica que a comunicação digital vai auxiliar na produtividade e reduzir custos. “Essa consequência é imediata. Acaba o tráfego excessivo de documentos em formato físico que torna o serviço ineficiente e custoso aos cofres públicos via impressão em papel, deslocamento de servidores para entrega de documentos entre as mais de duzentas unidades da prefeitura esparramadas pela cidade. Economia na compra de papel, manutenção dos equipamentos e consumo de combustível e energia elétrica”, explica. Segundo o secretário, ainda tem uma consequência indireta e não menos importante. “São medidas ecologicamente corretas”, completa.

Pilhas de documentos em papel deixaram de ser produzidos, facilitando o arquivamento (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Mais Eficiente e Econômico

As mudanças no sistema de tecnologia da Prefeitura de Dourados, porém, não começaram agora. No início da atual Gestão foram feitos levantamentos do que poderia ser melhorado e como essa modernização poderia ser implantada, como explica Cleison Marin, diretor de TI (Tecnologia da Informação). “Nós iniciamos o trabalho com a orientação do prefeito Alan Guedes para detectar os problemas e propor soluções. De cara vimos que havia uma morosidade gigantesca nos processos internos da Prefeitura. Tudo era tramitado em papel, uso de mão de obra para transporte, pegar assinatura. Tudo isso levava muito tempo, tem custo de combustível e pessoal e não é nada eficiente”.

Marin explica que o primeiro passo foi ver como o processo poderia ser melhorado, tornando-se mais eficiente e econômico. “Foi o que fizemos até meados do ano passado, para depois escolhermos qual o sistema que se adequaria melhor até implantarmos um sistema totalmente digital, que aumenta muito a velocidade de processo para a Prefeitura e, consequentemente, dos serviços. O cidadão vai ter em mãos, sem precisar se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão ou à Prefeitura, tudo de forma rápida e segura, incluindo documentos como habite-se, alvará de construção, ITBI, todos tratados e disponibilizados totalmente online”, conclui.

Cleison Marin, diretor de TI da Prefeitura de Dourados (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

FONTE: PREFEITURA DE DOURADOS




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Captcha
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2024 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269