noticias264 Com Infovia Digital, Prefeitura de Dourados instala internet gratuita em praças e parques

Cidades

Com Infovia Digital, Prefeitura de Dourados instala internet gratuita em praças e parques

Sistema deve entrar em funcionamento até o fim do mês com velocidade de 1Gbps em cada ponto

Publicada em 05/10/2023 às 19:47h - 22 visualizações

por Assecom


Compartilhe
Compartilhar a not�cia Com Infovia Digital, Prefeitura de Dourados instala internet gratuita em praças e parques  Compartilhar a not�cia Com Infovia Digital, Prefeitura de Dourados instala internet gratuita em praças e parques  Compartilhar a not�cia Com Infovia Digital, Prefeitura de Dourados instala internet gratuita em praças e parques

Link da Notícia:

Com Infovia Digital, Prefeitura de Dourados instala internet gratuita em praças e parques
Acesso a internet nas praças será gratuito (Foto: Assecom)  (Foto: )
Praça Antônio João vai ser um dos locais com internet gratuita em Dourados (Foto: Marcos Macedo/Prefeitura de Dourados)

A Rede Metropolitana de Fibra Óptica, com mais de 120 quilômetros, vai interligar 137 prédios públicos no município, na área urbana e em Vila Vargas, com a central de dados, no Centro Administrativo Municipal (CAM), otimizando e ampliando serviços aos cidadãos. Mas não só: a infraestrutura da Infovia Digital vai possibilitar a ativação de internet em alta velocidade e com acesso gratuito em cinco praças e parques da cidade.

Esse projeto estava parado e foi retomado em 2021, no início da gestão do prefeito Alan Guedes, sendo um dos eixos do programa Desenvolve Dourados. A rede de fibra óptica que vai interligar escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde e prédios administrativos. O investimento, de mais de R$ 4 milhões, é fruto de convênio com o Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, com contrapartida do Município.

“A modernização do sistema da Prefeitura de Dourados é algo inadiável e extremamente importante e estratégico para a cidade. Servidores e os cidadãos de Dourados terão, a partir de agora, um sistema moderno, confiável e que coloca nossa cidade em outro patamar de tecnologia. Com isso, Dourados entra para o rol das cidades inteligentes e conectadas”, disse o prefeito Alan Guedes.

Acesso Livre e velocidade de 1 Giga

Segundo projeto da área de TI (Tecnologia da Informação), a internet com wi-fi liberado será ativada em cinco espaços públicos. Na lista estão as praças Antônio João, no Centro, Canaã I, Parque Alvorada, e a da Juventude, no Parque das Nações. O sistema será implantado também no Parque Rego D’Água, no Grande Água Boa. 

De acordo com o diretor de TI, Cleison Marin, os testes começam ainda em outubro. “A empresa contratada para o serviço espera ativar os equipamentos ainda esse mês para fazermos a homologação. Estamos fazendo a revisão das fibras ópticas para que possamos ter o funcionamento pleno nos pontos estabelecidos. Em cada um deles, teremos conexão de 1Gbps com a Central de Dados instalado na Prefeitura”. 

Vander Matoso, secretário de Administração, explica que o acesso e a navegação será livre, mas o serviço oferecido também tem objetivo de facilitar o contato do cidadão com a Prefeitura. “Vamos priorizar esse estreitamento do contato entre a população e as diversas áreas que oferecem serviços remotos, o que vai ajudar a desafogar o atendimento presencial, como na Central do Cidadão. Pelo celular e internet gratuita, será possível, por exemplo, emitir guias de IPTU, alvarás e tantos outros que até então só são possíveis se deslocando ao local de atendimento”, completa.

FONTE: PREFEITURA DE DOURADOS




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Captcha
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2024 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269