noticias749 Papa Francisco decide que mulheres e leigos poderão votar no próximo sínodo

Mundo

Papa Francisco decide que mulheres e leigos poderão votar no próximo sínodo

Lúcio Borges

Publicada em 30/04/2023 às 09:54h - 63 visualizações

por Com Informações Enfoque MS


Compartilhe
Compartilhar a not�cia Papa Francisco decide que mulheres e leigos poderão votar no próximo sínodo  Compartilhar a not�cia Papa Francisco decide que mulheres e leigos poderão votar no próximo sínodo  Compartilhar a not�cia Papa Francisco decide que mulheres e leigos poderão votar no próximo sínodo

Link da Notícia:

Papa Francisco decide que mulheres e leigos poderão votar no próximo sínodo
(Foto: Vatican Média - divulgação)  (Foto: )

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (26) que permitirá, pela primeira vez, que mulheres e leigos tenham direito a voto no próximo sínodo, marcado para outubro. A decisão representa mais um avanço da gestão do papa Francisco em direção a uma Igreja mais aberta e plural -movimento que tem provocado uma oposição cada vez maior por parte de católicos conservadores.

O sínodo hoje em andamento, aliás, talvez seja o exemplo mais radical dessa busca do pontífice por mais abertura. Instituído no Concílio Vaticano 2º, nos anos 1960, o evento funciona como uma espécie de consulta do pontífice ao clero sobre um assunto determinado. As discussões internas servem como base para que a papa redija uma exortação apostólica, documento que dá diretrizes sobre aquele tópico para o resto da instituição.

A princípio, só bispos podiam votar nos sínodos. Francisco inicialmente manteve a tradição, embora tenha começado a ampliar o evento em direção à sociedade civil, instalando etapas prévias de consulta em comunidades locais.

A decisão anunciada hoje representa a primeira vez que integrantes da sociedade civil participarão ativamente do encontro -vale notar que mulheres estiveram sínodos anteriores, mas na condição de auditoras.

A discussão sobre igualdade de gênero ganhou impulso especial na gestão de Francisco, que levou mulheres a ganharem um protagonismo inédito no Vaticano.Segundo dados da Santa Sé, a quantidade de mulheres que trabalham na Cúria Romana -isto é, a administração da igreja- quase triplicou desde a eleição de Francisco, em 2013, indo de 812 para 3.114. Sua presença em comparação com a de funcionários homens também aumentou em relação ao papado anterior e foi de 19,3% para 26,1%.

Mesmo assim, elas se queixam que o arcaísmo persiste intacto no catolicismo, seja na cúpula da igreja em Roma ou nas paróquias espalhadas pelo mundo. São as mulheres, geralmente irmãs consagradas, que servem padres, bispos e cardeais como empregadas domésticas, quase sempre sem nenhum direito reconhecido.

A possibilidade do diaconato feminino –primeiro degrau na ordenação católica, seguido por padres e bispos– tampouco avançou, embora o papa tenha criado uma comissão para discutir o tema em 2016. A Igreja Católica sustenta que apenas homens podem ser padres porque Jesus escolheu apenas homens como seus apóstolos.

Fonte: Folha Press




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Captcha
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2024 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269