noticias368 PF investiga fraude e falsificação de documentos para regularização de estrangeiros

Policia

PF investiga fraude e falsificação de documentos para regularização de estrangeiros

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Aceguá, na fronteira com o Uruguai.

Publicada em 14/03/2023 às 09:20h - 18 visualizações

por Polícia Federal


Compartilhe
Compartilhar a not�cia PF investiga fraude e falsificação de documentos para regularização de estrangeiros  Compartilhar a not�cia PF investiga fraude e falsificação de documentos para regularização de estrangeiros  Compartilhar a not�cia PF investiga fraude e falsificação de documentos para regularização de estrangeiros

Link da Notícia:

PF investiga fraude e falsificação de documentos para regularização de estrangeiros
Polícia Federal  (Foto: Polícia Federal)

Bagé/RS – A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta segunda-feira (13/03), ação de repressão a fraudes para obtenção de Registro Nacional Migratório por estrangeiros que não residem no Brasil. Policiais federais cumpriram dois mandados de busca em Aceguá, município localizado na fronteira do Brasil com o Uruguai, que resultaram na apreensão de telefones celulares, notebook e diversos documentos.

As investigações apontam para a atuação de “despachantes” estabelecidos na região da fronteira, que auxiliavam cidadãos uruguaios a obterem documentos de identificação como residentes no Brasil, mediante declarações de endereço supostamente falsas, apresentadas à Polícia Federal.

 

COMO O CRIME ACONTECIA:

Os despachantes arregimentavam pessoas que realmente moram nas cidades de Aceguá e Bagé para fornecerem os seus comprovantes de endereço residencial e assinarem declarações, a maioria com firma reconhecida em cartório, informando que os estrangeiros residiam nesses mesmos endereços.

A Polícia Federal, ao checar as informações apresentadas, constatou que os cidadãos uruguaios não residiam no Brasil e que as informações apresentadas eram fraudadas a pedido dos despachantes. Os estrangeiros chegavam a pagar mais de mil reais pelos serviços e parte deste valor era repassado às pessoas que cediam seus endereços.

A Polícia Federal alerta que omitir a verdade ou inserir informações falsas em documento público ou particular pode configurar o crime de falsidade ideológica.

Os estrangeiros que efetivamente residem no Brasil têm direito ao documento de identificação emitido pela Polícia Federal, o Registro Nacional Migratório, na classificação “residente”.

A Polícia Federal informa que não é obrigatória a contratação de despachantes e que a maioria dos procedimentos é simples e pode ser feito pelo próprio estrangeiro.

 

Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Bagé

Fone: (53) 3240-9098

Fonte: Polícia Federal




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Captcha
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2024 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269