noticias231 PF e ICMBio deflagram operação de ordenamento

Policia

PF e ICMBio deflagram operação de ordenamento

A ação, em Arraial do Cabo/RJ, tem como objetivo a ordenação da atividade comercial nas Prainhas do Pontal do Atalaia, famoso destino turístico

Publicada em 05/04/2023 às 09:34h - 13 visualizações

por Polícia Federal


Compartilhe
Compartilhar a not�cia PF e ICMBio deflagram operação de ordenamento  Compartilhar a not�cia PF e ICMBio deflagram operação de ordenamento  Compartilhar a not�cia PF e ICMBio deflagram operação de ordenamento

Link da Notícia:

PF e ICMBio deflagram operação de ordenamento
Polícia Federal  (Foto: Polícia Federal)

Macaé/RJ. Nesta terça-feira, 4/4, a Polícia Federal, em ação conjunta com o ICMBio e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), deflagrou uma operação com finalidade impor ordenamento sobre a preservação ambiental e a utilização comercial das Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo.

Durante as diligências, todos os quiosques e os chamados “barcos bares” foram notificados para remover, dentro de 30 dias, todas as estruturas móveis como mesas, cadeiras e guarda sóis. Ademais, os estabelecimentos terão 90 dias para recolher definitivamente as estruturas fixas localizadas nas areias ou encostas do local.

A medida foi tomada após um longo estudo realizado por órgãos ambientais, o qual atestou a necessidade de ordenar a utilização comercial das praias em questão, com o intuito de evitar danos ao meio ambiente na unidade de conservação federal da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (Resex), onde as Prainhas do Pontal do Atalaia estão situadas.

Nos últimos anos, as praias de Arraial do Cabo ganharam projeção mundial e algumas passaram a figurar em listas dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. As Prainhas do Pontal do Atalaia ocuparam a 5ª posição em reconhecido concurso de “melhores praias do mundo” organizado por empresa do setor de viagens, no ano de 2020, e sendo a *segunda mais bem colocada do Brasil, perdendo apenas para a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha.

Esse fato reforça a necessidade de ações de fiscalização e ordenamento na região, visto que o grande aumento no número de turistas e a consequente expansão da atividade comercial nas Prainhas do Pontal do Atalaia podem colocar em risco a integridade da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo e todo o seu ecossistema.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro

scs.srrj@pf.gov.br | www.gov.br/pf

(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Captcha
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2024 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269