noticias959 PF deflagra operação Hoste do Vale em São José dos Campos

Policia

PF deflagra operação Hoste do Vale em São José dos Campos

A ação visa reprimir a atuação de milícia privada na região do Vale do Paraíba. O grupo também contava com agentes públicos, que repassavam informações sobre vítimas e possíveis ações policiais.

Publicada em 29/06/2023 às 10:07h - 15 visualizações

por Polícia Federal


Compartilhe
Compartilhar a not�cia  PF deflagra operação Hoste do Vale em São José dos Campos  Compartilhar a not�cia  PF deflagra operação Hoste do Vale em São José dos Campos  Compartilhar a not�cia  PF deflagra operação Hoste do Vale em São José dos Campos

Link da Notícia:

 PF deflagra operação Hoste do Vale em São José dos Campos
Polícia Federal  (Foto: Polícia Federal)

São José dos Campos/SP – Na manhã desta quinta-feira, 29/6, a Polícia Federal deflagrou a operação “Hoste do Vale”, com o objetivo de combater uma milícia privada comandada por particulares e integrada por agentes públicos que, por meio de ameaças e do emprego da força, atuavam para praticar diversos outros crimes.

Na ação de hoje, cerca de 90 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Estadual de São José dos Campos/SP, nos municípios de São José dos Campos (2), Jacareí/SP (7), Santa Branca/SP (3), Mauá/SP (2), Mogi das Cruzes/SP (1) e Guarulhos/SP (1).

A investigação, iniciada a partir dos desdobramentos da operação “Pau na Gata I”, deflagrada em outubro de 2019, revelou a existência de uma milícia particular comandada por um ex-presidente de um sindicato de São José dos Campos/SP e formada tanto por servidores públicos quanto por civis.

O referido grupo foi responsável pela coerção e intimidação praticada por meio de violência física e moral contra pessoas relacionadas à uma refinaria em São José dos Campos/SP, além de ataques contra bens ligados à refinaria, como depredação de ônibus e veículos particulares. Tais fatos ocorreram em 2019.

O trabalho investigativo também comprovou a ligação entre os vários membros do grupo criminoso, os quais possuíam tarefas bem definidas dentro da estrutura da organização, que manteve suas atividades ilícitas inclusive para a defesa de outros interesses de terceiros.

Além da contratação de homens responsáveis por atos violentos e graves ameaças a bens e pessoas, a milícia contava com o apoio de agentes públicos que, se valendo dessa posição, realizavam consultas em bancos de dados para repassar aos líderes do grupo informações privilegiadas sobre vítimas e possíveis ações policiais em desfavor da organização criminosa.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de milícia privada, divulgação de segredo e falsidade ideológica, além de delitos relacionados à posse, porte e comercialização ilegal de armas de fogos. Se condenados, a pena pode chegar até 33 anos de prisão. 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São José dos Campos/SP

Telefone:  (12) 3202-7113

E-mail: sec.sjk.sp@pf.gov.br

Fonte: Polícia Federal




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Captcha
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2024 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269