noticias323 Em Senhor do Bonfim (BA), PRF apreende madeira nativa do Pará transportada ilegalmente

Policia

Em Senhor do Bonfim (BA), PRF apreende madeira nativa do Pará transportada ilegalmente

CRIME AMBIENTAL

Publicada em 21/08/2023 às 08:15h - 1 visualizações

por PRF


Compartilhe
Compartilhar a not�cia Em Senhor do Bonfim (BA), PRF apreende madeira nativa do Pará transportada ilegalmente  Compartilhar a not�cia Em Senhor do Bonfim (BA), PRF apreende madeira nativa do Pará transportada ilegalmente  Compartilhar a not�cia Em Senhor do Bonfim (BA), PRF apreende madeira nativa do Pará transportada ilegalmente

Link da Notícia:

Em Senhor do Bonfim (BA), PRF apreende madeira nativa do Pará transportada ilegalmente
PRF  (Foto: PRF)

Policiais rodoviários federais seguem combatendo o transporte ilegal de produtos florestais e apreenderam 22,81 m³ de madeira nativa do Pará.

O flagrante ocorreu por volta das 12h00 de sábado (19) quando, durante fiscalização na altura do quilômetro 117 da BR-407, trecho do município de Senhor do Bonfim (BA), a equipe operacional abordou o veículo SCANIA/P320, tracionando semirreboques carregado com madeira.

Por tratar-se de transporte de madeira, os agentes federais exigiram a documentação específica desse tipo de carga que são a Nota Fiscal (NF), a Guia Florestal (GF) além, do Documento de Origem Florestal (DOF). Qualquer irregularidade entre os documentos ou entre eles e a carga, tornam os documentos inválidos e a carga ilegal.

Após as averiguações necessárias nos sistemas informatizados e cubagem da carga, foi detectado que o volume transportado era superior ao declarado nos documentos apresentados, o que tornou o DOF e GF inválidos.

Diante disso, a empresa remetente e, portanto, responsável pelas informações contidas na nota fiscal, na Guia Florestal e pela madeira embarcada além da empresa destinatária da carga e do condutor do referido veículo irão responder pelo delito tipificado no Art.46 da Lei 9.605/98 por venderem e transportarem madeira sem licença válida.

Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência para o motorista e este assinou, também, o Termo de Compromisso se comprometendo a comparecer na audiência do Juizado Especial Criminal (JECRIM) para responder por suas condutas.

Os veículos e a carga foram recolhidos no pátio e estão à disposição dos órgãos ambientais para os procedimentos administrativos.

Fonte: PRF




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Captcha
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2024 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269