noticias77 Projeto do deputado Lucas de Lima pode obrigar super e hipermercados de MS a recolher óleo de cozinha usado

Política

Projeto do deputado Lucas de Lima pode obrigar super e hipermercados de MS a recolher óleo de cozinha usado

Assessoria Dani Mendes

Publicada em 30/05/2023 às 13:22h - 56 visualizações

por Assessoria Dani Mendes


Compartilhe
Compartilhar a not�cia Projeto do deputado Lucas de Lima pode obrigar super e hipermercados de MS a recolher óleo de cozinha usado  Compartilhar a not�cia Projeto do deputado Lucas de Lima pode obrigar super e hipermercados de MS a recolher óleo de cozinha usado  Compartilhar a not�cia Projeto do deputado Lucas de Lima pode obrigar super e hipermercados de MS a recolher óleo de cozinha usado

Link da Notícia:

Projeto do deputado Lucas de Lima pode obrigar super e hipermercados de MS a recolher óleo de cozinha usado
Assessoria  (Foto: Assessoria)

O deputado Lucas de Lima (PDT), apresentou na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 149/2023, que dispõe sobre o recolhimento do óleo para fritura ou para outro uso culinário, de origem vegetal ou animal, para consumo humano e dá outras providências.

 

De acordo com o projeto, os supermercados e hipermercados que comercializarem óleo para fritura ou para outro uso culinário, de origem vegetal ou animal, juntamente com indústria responsável pela produção e distribuição de óleos comestíveis, a receber os resíduos da utilização para sua adequada destinação.

 

Além disso, os estabelecimentos deverão promover campanhas de esclarecimento sobre os riscos e os danos ambientais decorrentes do inadequado descarte, bem como sobre a forma e os meios adequados para o reaproveitamento do produto. Segundo o texto da Lei, o produto arrecadado pelos estabelecimentos deverá ser obrigatoriamente reutilizado, sendo destinado, prioritariamente, a pequenos fabricantes de derivados, sediados no Estado de Mato Grosso do Sul.

 

"O presente Projeto de Lei é de suma importância para a preservação do meio ambiente no estado, porque segundo estudos, 1 (hum) litro de óleo de cozinha usado pode contaminar o equivalente a 1(hum) milhão de litros de água, aproximadamente a quantidade consumida por uma pessoa ao longo de 14 anos de sua vida. E, durante sua decomposição, o óleo libera gases tóxicos que causam o efeito estufa, contribuindo para o aquecimento da terra. O óleo é um produto altamente prejudicial ao meio ambiente. Portanto, o seu correto reaproveitamento contribuirá para reduzir a poluição ambiental decorrente de seu descarte inadequado", justificou o deputado.

 

Por que o óleo de cozinha é prejudicial ao meio ambiente?

O óleo é altamente poluente, não deve em nenhuma circunstância acabar na pia, no ralo, no vaso sanitário e muito mesmo no solo. Como a densidade do óleo de cozinha é inferior à da água, quando os dois estão misturados, o óleo posiciona-se sobre a água, formando uma película capaz de causar problemas ambientais graves. Uma pequena quantidade de óleo pode fazer com que dezenas de litros de água não sejam mais potáveis.

 

Como descartar corretamente o óleo de cozinha

Deixe o óleo esfriar, depois despeje toda a gordura em um recipiente que pode ser jogado fora. Quando estiver cheio, coloque-o em um saco plástico para evitar vazamentos e jogue-o no lixo orgânico.

 

Depois de se livrar da maior parte da gordura, use uma toalha de papel para limpar todas as panelas, frigideiras e pratos que entraram em contato com o óleo antes de enxaguá-los na pia. Mesmo pequenas quantidades de gordura residual são perigosas para o encanamento porque ela se acumula com o tempo.

 

Você pode também levar os recipientes cheios de óleo aos centros de coleta, caso haja algum perto da sua casa. Em alguns casos, postos de gasolina e supermercados permitem a coleta gratuita de óleo usado.

Fonte: Assessoria Dani Mendes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário

Captcha
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site girodenoticia.com Nosso Whatsapp (67)99638-8269
Copyright (c) 2024 - girodenoticia.com - Wagner Mota Jornalista Responsável DRT 2073/MS (67) 9 9638-8269